quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Antevisão de fim de semana

A nossa equipa de andebol fica a descansar durante este fim de semana depois de sucessivos jogos de três em três dias. O último foi ontem diante do Avanca para a 10ª jornada do campeonato nacional de andebol e o Porto voltou a vencer por esclarecedores 28-19. O Porto continua imbatível no campeonato de andebol nacional tendo vencido todos os jogos na luta pela conquista de mais um campeonato. 

A nossa equipa de Basquetebol também vai descansar este fim de semana depois de ter enfrentado ontem o KRKA Novo Mesto na primeira jornada do Grupo G da FIBA Europe Cup. O resultado não saiu de feição e a equipa portista acabou por perder 70-62 no regresso às competições europeias. A equipa orientada por Moncho Lopez ainda é jovem e continua em evolução e estes jogos são importantes para que continue a crescer.

Segue-se a calendarização daquilo que de mais importante nos espera este fim de semana  a começar pelo jogo do campeonato nacional de futebol que opõe o União da Madeira ao Futebol Clube do Porto.

Este é um jogo importantíssimo para o Futebol Clube do Porto que obrigatoriamente se vai ter que voltar a dar bem com os ares da Madeira. Qualquer descuido poderá ser fatal para as nossas aspirações tendo em conta que dificilmente os nossos rivais irão deixar pontos nos confrontos da jornada 9 da Liga Portuguesa.

As estatísticas dos jogos recentes do Futebol Clube do Porto na Madeira não são nada favoráveis, alias e as estatísticas dos jogos da nossa equipa fora de portas no geral também não são as melhores sendo ainda mais graves a Sul do país e na Madeira onde a tendência para perder pontos começa a ser preocupante.

Ainda que o jogo deste fim de semana não seja com as equipas com quem habitualmente perdemos pontos, falo claro do Marítimo e do Nacional. Recordo que com o Marítimo nos últimos 5 jogos perdemos por 3 vezes e empatamos 2, remontando a última vitória para a época de 2011/2012 numa vitória por 2-0 da equipa então orientada por Vítor Pereira com dois golos de Hulk de grande penalidade. Diante do Nacional os números também não são melhores com o Porto a registar um empate e uma derrota nas duas épocas anteriores tendo sido a última vitória na época de 2012/2013 por 3-1 com golos de James Rodriguez, Mangala e Lucho González.

Contra o União da Madeira o último confronto decorreu na época passada a contar para a Taça da Liga e terminou com uma vitória do Porto no Dragão por 3-1 com golos de Quintero, Quaresma e Evandro. No campeonato nacional União da Madeira e Porto defrontaram-se pela última vez na época de 1994/1995 num jogo na Madeira que terminou empatado a 0.

No histórico de confrontos entre as duas equipas, Porto e União da Madeira já jogaram por12 vezes, 10 delas para a Liga Portuguesa tendo o Porto vencido 8 e empatado 2. Os outros dois confrontos foram na Taça de Portugal e Taça da Liga onde se registam duas vitórias para os dragões tendo sido apontados 30 golos e sofrido apenas 5.

Engana-se todavia quem espera um jogo fácil. A equipa de Norton de Matos tem-se mostrado bastante organizada e apesar de ao fim de 7 jogos só ter 6 pontos a verdade é que se tem batido muito bem com as todas as equipas prova disso o facto de apenas ter sofrido 5 golos na competição (é a 2ª melhor defesa do campeonato). Por outro lado também só marcou 3 (sendo o pior ataque). Neste jogo espera-nos mais uma vez um bloco defensivo baixo que vai tentar jogar em transição rápida, algo com que nos deparammos frequentemente e com qual temos sempre dificuldades em liderar. Marcar cedo e tentar resolver o jogo o quanto antes será muito importante.

Resta saber que Porto se apresentará na Madeira até porque na quarta-feira temos uma deslocação a Israel para defrontar o Maccabi para a Champions. Ainda por cima a equipa vem de um resultado negativo o que pode causar alguma ansiedade na equipa que não vai contar com Yacine Brahimi e Maicon de fora por lesão. Disponível após castigo está Maxi Pereira.

Apresentava por isso o seguinte onze: Casillas, Maxi Pereira, Bruno Martins Indi, Marcano, Layún, Rúben Neves, Imbula, André André/Bueno/Evandro, Tello, Corona e Aboubakar. Coloquei três hipóteses para um lugar porque apesar de tudo o que André André tem feito esta época tenho algumas dúvidas que seja a nossa melhor opção para este jogo que se espera fechado. Se por um lado André luta que se farta e tem um pulmão incansável, também não deixa de ser verdade que não é muito forte no último passe e passes de ruptura como os que Bueno ou Evandro são capazes de fazer, bem como a capacidade principalmente do primeiro de aparecer na área  poderão facilitar-nos a vida neste jogo e decidi-lo a nosso favor.

Resta saber se estas são as ideias do nosso treinador que antes dos jogos da Liga dos Campeões tem sempre tendência para fazer mexidas num jogo em que o árbitro da partida é o fantástico Bruno Paixão que não arbitrava um jogo nosso desde a época 2011/2012 num jogo que terminou com derrota do Porto por 3-1 em Barcelos com uma das arbitragens mais vergonhosas de que há memória.

Ainda no futebol a nossa equipa B joga já amanhã diante do Chaves fora de casa na 13ª jornada da II Liga. Os dragões comandados por Luis Castro querem voltar às vitórias depois de dois empates seguidos em dois jogos que ficaram cedo reduzidos a dez unidades e consolidar o primeiro lugar da II Liga.

No hóquei em Patins o Futebol Clube do Porto recebe no sábado às 15:00 o Sanjoanense para a quinta jornada do campeonato nacional de seniores. O Porto até à passada quarta-feira contava por vitórias todos os jogos oficiais realizados esta temporada, mas uma derrota por 6-4 diante do Paço de Arcos acabou por nos atrasar na corrida ao título num campeonato em que como sabemos qualquer derrota pode ser fatal. O Porto vai ter por isso que voltar a lutar pelo prejuízo para reconquistar o título nacional que lhe tem escapado. Apesar de tudo este é um confronto com dificuldade reduzida, ainda para mais jogando em casa, mas não se pode facilitar. Todos os pontos contam, especialmente quando se está atrás na classificação.

Fiquem aqui com os principais destaques de mais um fim de semana desportivo:

Sexta-Feira:
  • Futebol - II Liga: GD Chaves vs FC Porto B - 18:30 - SportTV
Sábado: 
  • Hóquei em Patins: Campeonato Nacional: FC Porto vs AD Sanjoanense - 15:00 - Porto Canal
  • Basquetebol: Proliga: Dragonforce vs CP Esgueira - 18:00
  • Futebol: Primeira Liga - União da Madeira vs FC Porto - 18:30 - SportTV
Podem consultar toda a gente desportiva para o fim de semana na agenda do site oficial do Futebol Clube do Porto.

1 comentário:

  1. O jogo do Porto vai ter poucos golos. O União joga muito retraído e o Norton benfiquista quer dar uma prenda ao seu clube.

    ResponderEliminar