sábado, 31 de outubro de 2015

O Clube acima de tudo!

Já há muito que portistas e não só reparam que o Porto tem sempre uma certa tendência em poupar-se nos jogos antes das Ligas dos Campeões. Também normalmente se tem visto que alguns jogadores aparecem nos jogos das competições europeias com mais predisposição para o jogo que em jogos do campeonato nacional. É algo que considero perfeitamente normal, afinal de contas jogar a Liga dos Campeões é jogar a competição de clubes mais prestigiante do mundo e contra as melhores equipas do mundo. Todavia é imperativo estar ciente dos nossos principais objectivos e a Liga dos Campeões é quase uma miragem especialmente para clubes portugueses.

A premissa de que jogar a Liga dos Campeões é mais importante que jogar o campeonato ou a Taça de Portugal não é defendida por Julen Lopetegui que sempre disse que o campeonato era o objectivo. O que é certo é que as suas ações mostravam precisamente o contrário e a conversa de que metemos em campo o onze que nos dá mais garantias não cola e já nos custou muitos e importantes pontos, tanto na época passada como na presente.

Ora ontem à noite este tema tomou novas proporções. Com uma deslocação importante e quase decisiva a Israel na próxima quarta-feira, o Futebol Clube do Porto pediu o adiamento do jogo de hoje frente ao União da Madeira fruto das condições climatéricas que impediram a equipa de aterrar no Funchal no dia de ontem, algo irrisório principalmente tendo em conta que foi o Futebol Clube do Porto que há uns anos viajou de comboio no próprio dia do jogo para um jogo da Taça da Liga diante do Sporting. 

Isto faz-me cada vez mais pensar que o campeonato não interessa. É verdade que o Porto não está a cometer nenhuma ilegalidade, é verdade que houve problemas nos voos, mas a equipa já se encontrava em Porto Santo que não é assim tão distante quanto isso da ilha da Madeira. Qual a necessidade de adiar o jogo? São jogadores profissionais que ganham milhares de euros, não aguentam uma viagem curtíssima logo pela manhã? Coitadinhos...

É incompreensível e para mim deve-se apenas a um facto único facto chamado Liga dos Campeões. Senão houvesse jogo na quarta, este nunca teria sido adiado e por isso acho que a mensagem passada foi que apenas a Liga dos Campeões importa.

Já estive a ver o calendário e parece que o jogo se vai realizar a 2 de dezembro entre uma deslocação ao Estádio Municipal de Aveiro para um jogo diante do Tondela e uma recepção ao Paços de Ferreira no Estádio do Dragão com jogos domingo, quarta-feira e sábado. 

Sinceramente acho que esta "brincadeira" nos vai custar caro. Afinal de contas, prevendo que tudo corre com normalidade o líder do campeonato ficará com uma distância de 5 pontos ainda hoje (ainda que com mais um jogo) ou seja nos jogos que se seguem perder pontos que já poderia ser fatal, poderá sê-lo ainda mais. Já o nosso outro rival por seu lado aproveitou para encurtar distâncias. 

Com tanta importância dada à Liga dos Campeões, não há outra explicação possível e a que foi dada não pega, então só posso esperar que no final da época a estejamos a festejar e não a vir para casa recambiados com mais 6 golos na bagagem.

Obviamente que não acreditando na conquista da Liga dos Campeões, espero apenas e sinceramente que esta "brincadeira" não acabe por nos custar outro campeonato pois caso aconteça no final da época a cabeça de Lopetegui não será suficiente. Toda a estrutura é responsável e o clube está acima de qualquer pessoa. O passado é indiferente quando o presente não corresponde às expectativas! 

0 comentários:

Enviar um comentário